A Família Addams

O que realmente é normal?

"A Família Addams" (2019) é uma animação inspirada nos desenhos de Charles Addams lançados na revista New Yorker em 1938, e assim como suas outras adaptações, utiliza da estranheza dessa família para questionar a normalidade e satirizar os costumes norte-americanos. Entretanto, essa adaptação peca em seu roteiro, caindo nas mesmices de outras animações infantis de mesmo tema.

Com direção de Greg Tiernan e Conrad Vernon, conhecidos por "Festa da Salsicha", o longa traz esses personagens tão queridos pelo público em animação 3D, conseguindo recriar fielmente os aspectos físicos originais deles. Além disso, os irmãos Jeff Dana e Mychael Danna, responsáveis pela trilha sonora do filme, conseguem modernizar as músicas clássicas dessa família encantando o espectador ao ouvir.

 A história começa com o casamento de Mortícia e Gomez, dublados no Brasil por Monica Rossi e Alexandre Moreno, respectivamente. Uma festa linda e apaixonante, mostrando toda a esquisitice dos casal e de seus parentes, porém ela é rapidamente interrompida por diversos moradores locais com tochas e outras armas. Assim, os recém-casados fogem para Nova Jersey, encontrando um hospício assombrado para chamar de lar.

Após um salto de 13 anos, agora a família conta com a mórbida Wandinha (Bruna Laynes) e o barulhento Feioso (Arthur Saleno). Ambos entrando na fase da adolescência, Wandinha deseja conhecer o que há além dos portões enquanto Feioso não consegue aprender o ritual de passagem dos Addams, evento que reunirá toda a família. Simultaneamente há Margaux Needler (Mariangela Cantú), estrela de reallity show de reformas, que precisa vender as casas de sua cidade, ironicamente chamada Assimilação, e deseja destruir a casa dos Addams por quebrar sua "perfeita" cidade.

A partir disso, o roteiro de Matt Lieberman começa apresentar falhas significativas. Primeiro, a perda da essência destes personagens, por exemplo enquanto a cena inicial do casamento exala a paixão de Mortícia e Gomez, uma característica marcante dos dois, o restante do filme esquece completamente de mantê-la. Ademais,  a premissa de questionar o consenso do normal e de ensinar as crianças, as quais são o público alvo, que elas podem ser elas mesmas prende a narrativa em clichês. Se compararmos com "Hotel Transilvânia" (2012), um longa animado também destinado ao público infantil e com a mesma mensagem, o filme da Família Addams não consegue nem perto ser tão marcante.

Entretanto, o público consegue dar algumas boas risadas com as referências da cultura pop, como a chegada da Wandinha com um balão vermelho e a fala da Mortícia "Estranho, é normalmente um palhaço assassino que aparece segurando isso", as estranhezas da família, de exemplo Feioso atirando diversas bombas em seu pai, e a interação da família com o restante da cidade.

Portanto, "A família Addams" é um filme que toda a família pode olhar e se divertir, porém é totalmente esquecível.